Olá docinhos!Vocês repararam que essa semana eu mudei muita coisa no blog,né?Inclusive o nome.Quando se cria um blog a primeira coisa se pensar é o nome,o que é uma tarefa nada fácil.No post de hoje vai ser a primeira postagem da série #Dicas Para Blogueiras,e vou dar dicas sobre Como Escolher o Nome Certo para o blog?
Eu mudei o nome do blog recentemente.Porque primeiramente eu precisava de um nome mais profissional e não foi nada fácil essa mente pensante pensar em um nome que eu realmente gostasse,no começo eu tive uma "Explosão Criativa",até pensei em colocar esse nome,foram várias ideias,e eu cheguei a Sweet Mari por acaso.Meus pais são confeiteiros,e fazem bolos e salgados por encomenda,se quiserem conhecer o trabalho deles --->Bolos & Salgados Sandra & Edwilson,então imagine uma casa onde no armário tem onde praticamente um tijolo de chocolate de 1kg,uma caixa de granulados e enfeites para bolo,no freezer 100 coxinhas,bolinhas de queijo,risoles,croquetes de carne e etc.E na maioria das vezes você não pode comer nada disso.Enfim,quando eu minhas irmãs conseguimos ver o ar da graça desses doces,partimos pra cima,e eu como muito doce,minha vida é a base de açúcar,daí o Sweet.E tem também essa coisa do apelido,tem pais que não gostam que chamem os filhos pelo apelido,e tem gente que não gosta,principalmente nome composto,meus pais falavam não é Maria,não é Eduarda é Maria Eduarda,hoje nem ligam mais,eu também nem ligo,pode chamar de Mari,Maria,Eduarda,Du,Duarda,Maduh,Duda,além das infinidades de apelidos com Maria.Inclusive foi esse que eu escolhi,meu tio me chama Maria Docinho,por eu comer tanto açúcar,e inglês eu vi que vi ficava legal,Sweet Maria não soava muito bem,então eu exclui o a,e voilá Sweet Mari.

Agora,vamos as dicas:

1.Defina o assunto do seu blog:O assunto define tudo,sobre o que você vai falar,nem sempre o nome tem a ver com o assunto,mas vamos combinar seu blog fala se música por que colocar "Fulana Make Up?",se seu blog é variado procure um nome neutro ;).

2.Crie,Não Copie:Primeiramente porque você vai ficar com um má fama na blogosfera,mudar algumas palavras continua sendo praticamente cópia,principalmente de blogs famosos,exemplo:Depois dos Quatorze,tá na cara que copiou o nome do Depois dos Quinze,da Bruna Vieira,Just Fulana,tem o Just Lia,Boca Vermelha,Roxa ou qualquer outra cor já tem o Boca Rosa,Fala Fulana,já tem o Fala Dantas,se a pessoa não conhece o blog até que vai,por isso veja a próxima dica.Deixa eu falar alguns nomes que já estão passados:

-Sweet Dream
-Just Dream
-Sonho Adolescente
-Teenage Dream

São nomes que eu já vi em milhares de blogs.

3.Pesquise:Tudo bem você achou um nome,mas antes pesquise se já tem um blog com esse nome,pra depois você não achar um blog com um nome igual e acusar de plágio,ou acusarem você de plágio.

4.Faça Uma Lista:Uma lista dos temas que você irá abordar no blog,uma lista das coisas que você gosta,das coisas que você não gosta,palavras que você gosta,suas qualidade,seus defeitos,palavras que te definem e irão definir o blog.Agora vá,junte tudo tudo isso e forme nomes pra seu blog.Exemplo:Você é uma garota.que adora all star,que adora rosa e tem um all star rosa,que tal a "A Garota de All Star Rosa".

5.Peça Opiniões:Pode ser que você esteja num block criativo(ficar sem inspiração) ou ter uma "Explosão Criativa"(um bom nome,né?) e vir um Turbilhão de Ideias(esse blog já existe,tá?) e você não conseguir decidir,peça a opinião dos amigos,colegas,mãe,pai,vó,vô,papagaio,tias e tios(que são os melhores a dar opiniões sobre nossa vida),voltando... prima,primo,até do papagaio,porque bem,seu blog é direcionado ao certo público,não?E opinião do seu público importa,não é?Então vamos lá!Mas não se apegue bem á elas,porque como a Laiza Cabral,do blog E aí,Guria?,me disse uma vez "Você pode ir pela opinião dos outros e se arrepender".Mas se você gostou do nome,achou bom,e ele está disponível,Se Joga Miga!Não deixe que alguém que não gostou te impeça de colocar o nome

6.Não vá pela fase:Não estou falando do momento,porque quase todo blog tem uma história do momento de onde surgiu o blog,e o nome veio daquele momento.Estou falando de fases,hoje você pode gostar/ser fã daquela frase que tinha naquele livro ou cantor/banda/celebridade disse,mas depois quem sabe você não goste.Hoje você pode ter 16 anos e criar um blog chamado Oi Dezesseis.mas e quando você for dizer oi para os 20 anos?Hoje você pode ter Vinte e Tantos,anos,mas e quando esse tantos passar de 29 e você chegar os 30 e tantos?Então não vá pela fase.

7.Cuidado com a URL:Tudo bem,você achou um bom nome,vamos a url.O Blogger não vai te dizer se já tem um blog com aquele nome.Mas ele vai falar que já tem um url com aquele nome,daí começa o antiprofissionalismo do blog,"ah já tem uma url com esse nome,então por vou números e traços pra não ficar igual".Jovem,se já tem uma url com aquele nome,provavelmente já tem um blog,porque na maioria das vezes a url é o nome do blog.Dica Bônus:Se você está na dúvida coloque seu nome na url,porque se mudar o nome não vai ter que mudar a url.,o nome do blog voce pode mudar,agora ao nome é meio difícil.Tenha cuidado com o que a url vai formar,leia a palavra inteira,tenha cuidado pra não colocar uma consoante  logo em seguida uma vogal ou uma vogal e uma consoante.Veja que palavra a url inteira vai formar.Exemplo:Se a url é http://www.cantinhob.com/ ao invés de ler "Cantinho B" a pessoa vai ler "Cantinho Hob",pela junção das letras.Se a url é http://everythingoofmusic.blogspot.com ao invés de ler "Everything Of Music" a pessoa vai ler "Everythingo Of Music" também por causa da junção das letras..Lembre-se a url define o que é o seu blog.Por exemplo,eu quando vou fazer uma pesquisa,normalmente os títulos dos post estão em cima,e eu vejo a url em que site estou pesquisando,exemplo,se é https://pt.wikipedia.org eu vou saber que é uma fonte confiável,que é a Wikipédia.

8.Seu nome no blog?Nada contra os blogs que contém o nome do autor,só vou dar uns toques.Exemplo?Blog da Eduarda.Mas que Eduarda?Porque tem a Eduarda Schwarz,Eduarda Albuquerque,Eduarda Santos,minhas quase xarás.Mas o que fazer,né?Meu nome é tão lindo,além de estar entre os nomes mais populares do Brasil.Enfim,não use um nome parecido com o meu.Também não coloque se seu nome for muito difícil,ou se escrita for diferente,se for porque não colocar Victhoria com TH,ou algo do tipo.Mesmo se seu nome for de um substantivo composto(quem aí lembra o que é?Substantivo é classe de palavras que dá nomes as coisas,substantivo composto é um nome formado por 2 ou mais palavras,aplausos por favor,brink's,haha)Viu no blog vocês também aprendem português.Enfim se o nome for 2 nomes juntos não coloque só ele.E se seu inteiro também for muito popular não coloque.

Enfim,gente.Espero que as dicas lhes sejam úteis e os ajudem a escolher o nome do blog.Beijos :3

Bye,Bye


6 Comentários

  1. Ótimas dicas, se todos seguissem essas dicas e pensassem bem antes de criar blogs e canais, não existiria tanto blog repetido e com plágio! Adorei ♥
    http://www.alicesantana.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada.Que bom que gostou ^-^.É verdade,ter um blog não é tão fácil quanto parece.Seja Bem-Vinda ao blog e Volte Sempre!Beijos :3

      Excluir
  2. Gostei demais das suas dicas, principalmente de pesquisar os nomes para ver se alguém não tem algo parecido!
    Beijos!
    Querido Deus obg por me exportar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!Fico feliz que tenha gostado ^-^.Realmente é muito importante pesquisar para ver se alguém te plagiou o você plagiou alguém.Seja Bem-Vinda ao blog e Volte Sempre!Beijos :3

      Excluir
  3. Oioi, adorei as suas dicas, acho elas bem válidas, até porque procurar um bom nome que agrade e chame atenção, além de não enjoar é difícil. Fiquei dias para escolher o meu, e para minha sorte foi certeiro! hahahah porque não pretendo mudá-lo!
    Acho que a principal dica é, não usar nomes de acordo com as fases. Para mim, esses nomes se tornam enjoativos rápido, MAS isso vai de gosto também rs
    Beijão

    sonho-oriental.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taynara!Que bom que gostou das dicas ^-^.Haha e põe difícil nessa tarefa de escolher o nome do blog.Também demorei muito tempo pra mduar pra esse,rs.Realmente,fases passam muito rápido,mas muitas vezes o gosto é de acordo com a fase.Seja Bem-Vinda ao blog e Volte Sempre!Beijos :3

      Excluir